Menu Procurar

Tratamento para cabelos danificados: como salvar o seu cabelo

É possível reparar cabelos danificados? Como reparar cabelo seco danificado sem ter de cortá-lo? 

Tudo o que precisa saber sobre o tratamento de cabelos danificados 

Saiba o que profissionais e descrições de produtos significam quando descrevem problemas de cabelo seco danificado e encontre o melhor tratamento de cabelo danificado usando os produtos de cuidado capilar mais adaptados a si.

O que faz um bom tratamento de cabelo danificado? 

É possível reparar cabelos danificados? Todo o cabelo que cresce em nossa cabeça é cabelo morto. Isso pode parecer um fato desagradável, mas é a verdade. A estrutura deste cabelo morto pode ficar danificada pelas razões explicadas abaixo. E, por ser cabelo morto, não se pode reparar a si próprio. 

Dito isto, um bom tratamento de cabelo danificado pode ajudar a restaurar a qualidade do cabelo, preenchendo a sua estrutura, fortalecendo a fibra e adicionando uma fina camada de brilho protector para evitar que enfraqueça ainda mais e para aumentar o brilho. Um bom tratamento de cabelo danificado faz isto sem pesar o cabelo ou fazê-lo parecer oleoso.

Como saber se o seu cabelo está danificado?

Tratamento de cabelo danificado não é o mesmo que lidar com cabelo seco. Um erro comum que pode ser cometido no que diz respeito a cuidados capilares é confundir cabelo seco com cabelo danificado, que, na verdade, devem ser tratados de forma diferente. 

Primeiro, precisa entender sobre a estrutura do próprio cabelo em si. No coração da fibra, está o córtex do cabelo, que contém a cor do cabelo (melanina). Este núcleo é protegido por escamas sobrepostas chamadas cutículas, que, em cabelos normais e saudáveis, deitam-se umas contra as outras para fortalecer o cabelo e conferir-lhe um aspecto uniforme e brilhante. Quando estas cutículas são danificadas ou enfraquecidas, o núcleo fica exposto e pode se romper. Quando o cabelo morto se arranca ou se parte em pontas espigadas, o cabelo fica frisado e sem brilho.  

Podem ter sintomas semelhantes (aspecto sem vida, frizz, textura áspera), mas não acontece exatamente o mesmo com o cabelo seco. O cabelo seco ocorre devido à falta (ou à remoção de) óleos naturais que atuam como lubrificantes ao longo da fibra capilar. Em demasiada quantidade, o cabelo parece oleoso, e em pouca quantidade, o cabelo fica ressecado. Um cabeleireiro profissional será capaz de diagnosticar o estado do seu cabelo com mais detalhes, mas, em geral, o cabelo danificado quebra facilmente quando puxado e apresenta pontas espigadas bastante visíveis (devido aos fios frágeis). Já o cabelo seco é frequentemente acompanhado por flocos brancos de pele e uma textura áspera e grosseira. 

Causas dos cabelos danificados

O cabelo pode ficar danificado por múltiplas razões. Os fenómenos ambientais do dia a dia são uma causa muito comum: o vento pode embaraçar o cabelo em volta de si mesmo e causar a raspagem das cutículas; os raios UV do sol podem queimar a fibra; as utensílios aquecidos para cabelo podem enfraquecer as ligações que compõem a estrutura do cabelo; a poluição pode acumular-se na fibra e causar a sua quebra; e a coloração excessiva (ou incorreta) pode deixar as cutículas permanentemente abertas. Encontrar um modo de fazer a cutícula do cabelo ficar lisa faz parte do processo de tratamento do cabelo danificado.

Como reparar cabelo danificado: saiba qual é o seu nível no salão

Nível 1: Neste nível, as escamas/cutículas do cabelo são irregulares, com algumas delas levantadas ou quebradas; mas o córtex interno do cabelo ainda não está totalmente exposto. O cabelo está ligeiramente seco, com menos brilho, cor mais opaca e pontas mais finas.

O nível 2 de danos do cabelo consiste na abrasão da cutícula, o que significa que a camada externa é raspada e o córtex interno pode ficar desprotegido e vulnerável a danos em certas áreas da fibra capilar. Neste nível de danos capilares, o número de camadas de cutículas diminui, com um grande número de escamas cortadas e levantadas e, possivelmente, um córtex exposto. O cabelo terá uma textura áspera e uma aparência opaca, além de apresentar um desequilibro em sua cor e de desenvolver pontas espigadas. 
Por vezes, este nível de dano pode ser notados após uma coloração excessiva ou coloração realizada em casa. Para reparar os danos causados pela coloração do cabelo, deve recorrer a um serviço de coloração do cabelo que remova os tons inferiores indesejáveis e aplicar um shampoo tónico regular para manter o cabelo com aspecto renovado.

Nível 3: Este é o nível mais alto de danos no cabelo. A cutícula está muito danificada, com partes do cabelo completamente murchas. O córtex está exposto e pode ficar ainda mais enfraquecido. Neste nível, a textura superficial do cabelo está muito grosseira e desestruturada, sem brilho, com uma cor desbotada e pontas espigadas. Isto é frequentemente causado por um manuseio ou penteado excessivo do cabelo, daí a resposta para "como o calor pode danificar o cabelo o cabelo?". 

 

 

Qual é o melhor tratamento de cabelo danificado? 

Qual é o melhor tratamento capilar para cabelo danificado? Além de prevenir prevenir danos capilares em primeiro lugar, existem colecções de cuidados capilares formuladas especificamente para cabelos danificados.

Se pintar o cabelo (ou vai pintar), a proteção contra danos começa no salão. Pergunte ao seu estilista da L'Oréal Professionnel sobre Smartbond, um tratamento que consiste em diversos passos que deve ser aplicado durante o processo de coloração para fortalecer as ligações do cabelo e selar a cor a fim de prevenir danos na cutícula.

O próximo passo é realizar um tratamento de cabelo danificado regularmente. A gama Absolut Repair foi criada para dar força à fibra capilar da raiz até às pontas, trazendo nutrição e uma fina camada protetora. Uma ou duas vezes por semana, deixe a máscara Absolut Repair Golden agir durante 3 a 5 minutos e depois enxagúe bem para reparar o cabelo danificado.

Para cabelos já danificados ou com sinais de fragilidade, a Pro Fiber foi formulada especificamente para tratar cabelos danificados e protegê-los contra novas agressões.

Image credits: Getty Images - Moments - Andrea Volpi

;