Menu Procurar

Como conseguir um cabelo brilhante e saudável (sem ficar oleoso)

Pode ter um cabelo com aspeto saudável e brilhante num segundo e, de repente, pode ficar sem vida e oleoso – como é possível? Vamos explicar as razões para o cabelo brilhante ficar oleoso e como é possível manter o cabelo sedoso (não oleoso), liso e suave.

Por que razão o cabelo brilhante = cabelo saudável?

Existe uma razão científica para o cabelo saudável ter um brilho sedoso e natural, sendo que essa razão está nas cutículas...

O centro de cada fio de cabelo (conhecido por córtex) está coberto de cutículas protetoras que se sobrepõem como escamas. Quando estas cutículas estão posicionadas corretamente, bem contra o córtex, elas formam uma superfície suave. Quando a luz atinge esta superfície plana, reflete-se facilmente. É isto que torna o cabelo brilhante.

No entanto, se as cutículas estiverem enfraquecidas, secas, estragadas ou tiverem sido (literalmente) friccionadas de maneira errada, elas ficam levantadas, escamadas e posicionadas de maneira irregular. A luz tem, assim, mais dificuldade em refletir-se, dando a impressão de que o cabelo não tem brilho. As cutículas podem ficar estragadas por várias razões, sendo as mais comuns a exposição à luz solar, pintar o cabelo e penteados em demasia, a poluição e a não utilização dos produtos de cuidados capilares adequados. Conclusão: o cabelo saudável é um cabelo brilhante!

Porque é que o meu cabelo fica oleoso?

O cabelo brilhante não tem nada a ver com o cabelo oleoso. Como vimos acima, o cabelo fica brilhante quando as cutículas se posicionam bem contra o córtex do fio de cabelo. No entanto, o cabelo fica oleoso quando o óleo produzido naturalmente pelo seu couro cabeludo lubrifica em demasia o fio de cabelo.

O couro cabeludo produz óleo para hidratar a pele da sua cabeça e para evitar que o cabelo fique seco. No entanto, se houver demasiado óleo acumulado nos crescimentos e nos fios de cabelo, então estamos perante um problema. O cabelo fica com um aspeto oleoso, com secções que tendem a amontoar-se em tufos oleosos.

A oleosidade pode ser provocada por: não enxaguar o condicionador de maneira apropriada, mexer demasiado no cabelo ou penteá-lo demasiado (e espalhar os óleos), privando, assim, o couro cabeludo dos óleos essenciais (e fazendo com que a pele produza demasiado óleo para compensar). Por outro lado, também pode dever-se ao facto de o corpo ter um nível elevado de produção de óleo.

Como conseguir um cabelo brilhante

Primeiro, leia o parágrafo anterior para ver se uma das hipóteses referidas é a causa para o seu cabelo ficar oleoso. Se enxaguar bem o cabelo, não mexer nele em demasia e não usar produtos agressivos, pode fazer com que o seu cabelo fique novamente saudável e brilhante.

Para quem tem o cabelo naturalmente oleoso, existem soluções de cuidados capilares que retiram suavemente o óleo em excesso sem estragar o couro cabeludo. Experimente a gama Hair Spa, por L'Oréal Professionnel, para cuidar do couro cabeludo sensível. Já para cuidar das cutículas estragadas, a gama Absolut Repair Lipidium fortalece e reconstrói as fibras capilares, deixando-as reparadas e protegidas.

Quando encontrar um shampoo e um condicionador adaptados ao seu tipo de cabelo, este último começará a dar sinais de estar a recuperar. O passo seguinte consiste em usar produtos de styling para tornar o seu cabelo mais macio...

Como tornar o seu cabelo mais macio

O seu cabelo é frágil, frisado e precisa de ficar mais macio, mas sem ficar pesado? Experimente um creme adequado para secar com o secador depois de o lavar. Desta forma, dar-lhe-á um volume natural, enquanto controla, ao mesmo tempo, os cabelos soltos.

Para manter o cabelo suave e brilhante, ao mesmo tempo que o vai controlando, procure a laca adequada. Esqueça a textura quebradiça e o movimento pouco natural que as lacas costumavam proporcionar: o que importa agora é a fixação, o brilho e o volume natural. Quando aplicada no cabelo molhado, a laca Natural Finish, de Tecni.ART, proporciona um brilho saudável e leveza para poder pentear o cabelo como quiser. O cabelo fica suave e fácil de pentear, mas totalmente controlado.

A melhor dica: não se esqueça de usar o bocal concentrador quando secar o cabelo com o secador. Para além disso, dirija-o para o cabelo num plano inclinado para baixo, para que as cutículas fiquem bem secas e posicionadas bem contra o córtex.

Image credits: Pixelformula, cushnie_ochs_Bwaw1819

Content created by Webedia

Encontre o seuSalão

;