Menu Procurar

Óleo de coco é bom para o seu cabelo? Um guia completo sobre o uso do óleo de coco

Muitas vezes nos perguntamos: “Óleo de coco é bom para o seu cabelo?” Aqui está tudo o que precisa saber.

Como consequência da crescente preferência por produtos de beleza naturais, muitas pessoas estão a usar óleo de coco para o cabelo, desde shampoos até condicionadores, além de máscaras capilares de óleo de coco e tratamentos leave-in. Mas o óleo de coco é bom para o seu cabelo em especial?

O que é óleo de coco? 

Óleo de coco é óleo... do coqueiro! Existem duas técnicas principais para se extrair o óleo de coco: processamentos a seco e “molhado”. A parte central do coco é prensada a fim de se extrair o óleo, antes de ser refinado, branqueado e desodorizado (RBD). O processamento “molhado” é a técnica usada para se extrair o óleo de coco virgem. O coco bruto em si, não a parte branca, é ou moído ou deixado para secar antes de ser prensado para produzir óleo virgem. Para cuidados capilares, este é o melhor óleo: óleo de coco puro para cabelo.

Óleo de coco é bom para o seu cabelo? 

O óleo de coco tem uma estrutura lipídica similar a do nosso cabelo. Isso significa que se adere bem à fibra e preenche quaisquer fissuras causadas por danos. A camada fina e não oleosa do óleo sobre a fibra capilar pode, também, fornecer proteção e brilho. É por esse motivo que muitas pessoas são fãs das máscaras capilares de óleo de coco. 

Óleo de coco é bom para o seu cabelo se sofre com a queda de cabelo? Alguns artigos recomendam o óleo de coco para ajudar o crescimento capilar, porém, mesmo que algumas pessoas afirmem a sua eficácia, a ciência ainda não comprovou a reputação do óleo de coco.

E quanto a si em especial? Óleo de coco é bom para o seu cabelo? 

Às vezes, alguns tipos de cabelos simplesmente não aceitam o óleo de coco puro.  Isso pode estar relacionado à porosidade: o óleo de coco é, em especial, excelente para cabelos porosos (que não seguram a cor) na medida em que protege as cutículas. Porém, é menos eficiente em cabelos de pouca porosidade (que repelem água naturalmente), pois pode retirar o espaço que seria preenchido naturalmente com humidade. Então, a resposta a “óleo de coco é bom para o seu cabelo” é... depende!

Diferentes maneiras de usar óleo de como para cabelo

Existem inúmeras maneiras de se usar óleo de coco para cabelo, e isso não se restringe apenas a passar o óleo direto em suas madeixas (o que pode ser muito violento para certos tipos de cabelo).

Shampoo de óleo de coco: Um shampoo de óleo de coco como Nutrifier by Serie Expert pode ser uma excelente maneira de nutrir o seu cabelo desde o início.

Condicionador de óleo de coco: Muitas pessoas desfrutam do benefício do condicionador de óleo de coco, sobretudo nas pontas e em partes danificadas do cabelo. Enxágue bem o cabelo.

Tratamento capilar com óleo de coco: Você sofre com cabelos terrivelmente embaraçados? Experimente o Creme Diário Desembaraçador de Source Essentielle. Feito com ingredientes 99% de origem natural, esse creme contém óleos de coco, girassol e argão, formulados para amaciar e reparar cabelos embaraçados e danificados.

Óleo de coco puro: O óleo de coco virgem e puro para cabelo também pode ser usado só, em um tratamento capilar semanal com óleo de coco. Seque o seu cabelo com uma toalha, coloque somente algumas gotas de óleo nas pontas dos seus dedos e aplique em seu cabelo, especialmente nas extremidades. Seque-o com um secador e penteie como o faz normalmente.

Máscara capilar de óleo de coco: A duração do tratamento com máscara capilar de óleo de coco vai depender do quão seco e espesso o seu cabelo é. Em média, deve deixar a máscara capilar de óleo de coco em seu cabelo entre 5 e 20 minutos. A maior parte das pessoas pensa que fazer o tratamento uma ou duas vezes por semana é suficiente. Todavia, aquelas que sofrem com um cabelo muito seco ou danificado devem aplicar a máscara capilar de óleo de coco de dois em dois dias.

 

 

Onde encontro óleo de coco como produtos capilares?

A coleção Source Essentielle contém alguns dos melhores óleos capilares, como óleo de coco. The Radiance Oil (com enxágue) foi formulado para proporcionar nutrição para cabelos com coloração, enquanto o Nourishing Oil (sem enxágue) foi concebido para cabelos secos. Ambos contêm entre 80 a 100% de ingredientes naturais, logo sabe exatamente o que está a colocar em seu cabelo. 

Também da coleção de cuidados capilares natural Source Essentielle Nourishing Balm é uma outra excelente opção: a máscara capilar de óleo de coco para cabelos secos ou danificados que contém óleos naturais tais como coco e sésamo.

Assim como o óleo de coco, quais outros óleos são usados em cuidados capilares?

Se está buscando criar um óleo capilar por si mesmo ou pesquisando nas embalagens os melhores ingredientes para óleos capilares, isso deve depender do seu tipo de cabelo e de suas necessidades. Lembre-se: se deseja fabricá-lo por si mesmo, precisará de um óleo vegetal para servir de base para o seu óleo capilar. Alguns dos melhores óleos para cabelo incluem óleo de coco (para crescimento capilar), sésamo (fortalecimento), jasmim (brilho), lavanda (para o couro cabeludo), semente de girassol (anti-quebra) e soja (hidratação).

Então, o óleo de coco é bom para o seu cabelo? Experimente as nossas dicas e descubra!

 

 

Image credit: Getty Images - rodrigobark


rodrigobark
rodrigobark
rodrigobark
;