Menu Procurar

Cabelos finos em mulheres: causas, tratamento, produtos e mais

Saiba por que está a sofrer com cabelos finos, como preveni-los, o melhor cuidados capilar e como pentear cabelos finos. 

Queda de cabelo e cabelos finos: quais são as causas da queda de cabelo em mulheres?

Notou que tem estado com cabelos finos? As mulheres, assim como os homens, podem sofrer com a queda de cabelo e cabelos finos por diferentes razões. Isso nem sempre está relacionado à idade. A boa notícia é que pode ajudar a melhorar a qualidade do seu cabelo fino. Basta analisar o que provoca os cabelos finos nas mulheres, bem como as maneiras de aumentar a espessura e o volume natural do cabelo, como é recomendado pelos especialistas.

Cabelos finos: causas dos cabelos finos em mulheres

Existem diferentes causas dos cabelos finos em mulheres. Saber o que causa o afinamento do cabelo é um dos primeiros passos para encontrar uma solução para cabelos finos. 

Lentidão da produção capilar 
Ao passar do tempo, nossos folículos capilares param de produzir novo cabelo, o que deixa o couro cabeludo mais aparente. Os folículos que ainda estão ativos produzem fibras saudáveis, mas se uma parte deles desacelera ou para completamente, o cabelo ficará visivelmente mais disperso. 

Produção de cabelos finos 
No geral, a etapa antecessora à parada de produção de cabelo é seguida da produção de cabelos finos e rebeldes. Compare um cabelo recém-nascido a um cabelo longo, com fios longos; compare a sua textura para observar se esta pode ser a causa da perda de densidade em seu cabelo. 

Cabelos finos naturais 
Cor dos olhos, peso, morfologia e tipo de cabelo estão relacionados à nossa genética. Algumas pessoas já nascem com cabelos naturalmente finos, e outras com cabelos bastante espessos e madeixas volumosas. Compare o seu cabelo ao cabelo de um membro de sua família para ver se cabelo fino é um traço genético familiar. 

Queda de cabelo 
Mesmo com o cabelo em produção, algumas causas podem resultar na queda de cabelo em lugares específicos ou quando o fio atinge um certo comprimento. Isso pode ser notado sobretudo no período da noite ou durante o sono. A taxa média de queda de cabelo é aproximadamente entre 50 a 100 fios por dia.

Por que o seu cabelo está a ficar mais fino e como preveni-lo?

O que causa a queda de cabelo em mulheres? Aqui estão algumas das principais motivos da queda de cabelo em mulheres:

Stress e cabelos finos
Cabelos finos em mulheres podem causar stress emocional, e vice-versa, stress pode ser um dos principais motivos da queda de cabelo em mulheres. É um clico difícil de ser quebrado, mas isso pode ser iniciado com a) a redução das causas do stress, e se o cabelo fino é uma das causas em si, b) a melhoria da qualidade do cabelo. 

Puxar e pentear em excesso
Não são somente manias como a tricotilomania (transtorno de arrancar o cabelo) que causam a queda de cabelo. A maneira como penteia o cabelo também pode ser uma causa dos cabelos finos. Tranças apertadas, extensões de cabelos ou até mesmo coques/rabo-de-cavalo podem resultar no enfraquecimento gradual dos cabelos. 

Cuidados capilares e como pentear cabelos finos

A primeira etapa para lutar contra o cabelo fino feminino é garantir uma dieta e um estilo de vida saudáveis.  Consultar um profissional de saúde pode ajudar a identificar desequilíbrios em sua dieta e como isso pode ser um fator contribuinte na queda de cabelo/cabelo fino.  Pode também incluir uma massagem no couro cabeludo em sua rotina a fim de estimular a circulação sanguínea. 

Produtos capilares adequados a mulheres com cabelos finos são igualmente essenciais para garantir um aspecto mais espesso dos cabelos. L’Oréal Professionnel desenvolveu a gama Serioxyl, disponível em diversos formatos, como a solução Denser Hair ou o sérum Thicker Hair. Cada um deles pode ser usado após uma análise feita pelo seu cabeleireiro. Não esqueça de usar condicionador e shampoo para queda de cabelo. As mulheres, em especial, amam a coleção Volumetry de Serie Expert. Para um tratamento do couro cabeludo para estimular a atividade da raiz dos cabelos, experimente o programa Aminexil Advanced para cabelos finos. 

Se está pensando em como pentear cabelos finos, aqui estão algumas regras de ouro. Não penteie o seu cabelo para trás com penteados muito apertados, e, se possível, evite usar alisadores de cabelo. Estes podem chamar atenção para os cabelos lisos. Mas não se preocupe, no que diz respeito a penteados para cabelos finos, as mulheres têm muitas opções. Use a ponta difusora do seu secador para dar ao seu cabelo um volume natural. Seque-o de cabeça para baixo, desfrutando da ajuda da gravidade. Ondas e caracóis podem dar ao seu cabelo um aspecto mais espesso do que cabelos lisos, assim como jogado para o lado. 

Image credit: Getty Images - Westend61

;