Menu Procurar

Introdução a intensidades de cores de cabelo e tons

O que é que significam os números das cores de cabelo? Ter conhecimento de algumas coisas sobre como as cores de cabelo realmente funcionam vai ajudá-la a perceber quais as opções que são apresentadas no seu salão de cabeleireiro profissional.  

O que são intensidades de cores e como eu encontro o meu tom?

Tudo começa com o sistema de numeração das cores de cabelo. Saiba como decifrar os números na carta de cores: 

O primeiro número é a cor de base e indica o quão clara ou escura a coloração é. A cor de intensidade 1 é preto, a cor de intensidade 2 é o segundo preto mais escuro, 3 é marrom/preto, a cor de intensidade 4 é marrom-escuro, a cor de intensidade 5 é marrom-claro, a cor de intensidade 6 é louro escuro, a cor de intensidade 7 é louro escuro, a cor de intensidade 8 é louro médio, 9 é louro claro e 10 é branco/prateado. 

Quais intensidades de cores de cabelo e tons combinam entre si?

Após ter escolhido a base da sua cor, o seu colorista profissional irá analisar a segunda intensidade de cores com o número que segue o ponto final. Esse número se refere ao tom. Veja mais abaixo a definição de tons de cabelo .1 é Azul, .2 é Violeta, .3 é Dourado, .4 é Cobre , .5 é Acajou , .6 é Vermelho, .7 é Verde, .8 é Moca. 

Se a cor do seu cabelo é de intensidade 5 com um tom de .1, tem um cabelo marrom-claro frio. Já uma cor de cabelo de intensidade 8 com um tom de .6, o seu cabelo é louro médio com tons de vermelho. 

Essa carta de intensidades de cor de cabelo permite, também, que o seu colorista neutralize a coloração. Logo, para evitar que uma coloração loura fique demasiado quente, ele pode acrescentar mais .2 - Violeta ou .1 - Azul para neutralizar aos tons amarelos e laranjas. 

O que é “cor de cabelo” de acordo com os cabeleireiros?

Enquanto o consideramos um simples estilo de cabelo, um cabeleireiro especialista sabe muito mais além disso! Uma infinitude de colorações e tons que eles são capazes de traduzir em uma fórmula de intensidade de cor de cabelo. Assim como os números das cores, a terminologia usada para descrever os diferentes elementos da cor do cabelo pode gerar confusão. Por isso, aqui está um minidicionário com o jargão profissional dos cabeleireiros para ajudá-lo a compreender melhor as intensidades de cabelo: 

Cor base: Cor aplicada sobre todo o cabelo (ou somente nas raízes) antes de o estilista adicionar outras cores a ela. 2 ou até mesmo 4 criações de cores de cabelo conferem um impacto maior ao resultado final. 

Cobertura: Refere-se à maneira com a qual a coloração cobre cabelos cinzas ou brancos. 

Luzes baixas/luzes altas: Luzes baixas correspondem a cores que são mais escuras do que o tom base usado para criar profundidade. Já as luzes altas correspondem a cores mais claras do que o tom base e trazem brilho ao cabelo. 

Tons: Os cabeleireiros especialistas no ramo separam os tons em quentes e frios. Tons quentes têm nuances de vermelho e laranja, enquanto tons frios têm nuances de azul, púrpura ou verde. Por exemplo, os cabelos castanhos podem ter tanto um tom frio (marrom acinzentado) quando quente (acajou). 

Como definir a sua intensidade de cor de cabelo?

O melhor método é usar os termos para intensidade de cabelo, pois nomes de cores por si só são, muitas vezes, subjetivos e diferem-se de marca para marca. Por outro lado, a carta de intensidade de cores é universal. 

Para definir a sua intensidade de cor de cabelo, pode consultar a carta de intensidades de tons ou, para estar ainda mais segura, consultar um cabeleireiro especializado.  Apenas um cabeleireiro especializado poderá diagnosticar a intensidade correta, e a partir daí poderá escolher a cor de cabelo perfeita para si. Saber os tons do seu cabelo também vai ajudá-lo a descobrir quais cores combinam mais consigo! 

Image credits: Getty Images - Prostock-Studio


Prostock-Studio
;