Menu Procurar

Louro vs. Castanho: a batalha final das colorações

Louro e a sua versão mais escura marrom (ou castanho) são as duas colorações mais populares no que diz respeito a cor de cabelo. Qual delas deve experimentar? Explicaremos como saber se uma dada cor de cabelo vai combinar com a sua tonalidade de pele e como obter o melhor resultado na coloração do seu cabelo. 

Cores de cabelo louro vs. castanho: Qual é o melhor tom para si?

Para saber qual o tom de cabelo combinará mais consigo, deve analisar a tonalidade em relação à sua pele, e não a cor. Algumas pessoas têm um tons mais quentes para pele, e outras têm tons mais frios. Já algumas pessoas estão em zona neutra. Então, deve adotar o castanho ou tornar-se louro? 

Está pronta para escolher o louro ou o castanho para o seu cabelo?

Qual a diferença entre as cores de cabelo louro vs. castanho? Não estamos a tratar da cor que prefere, mas, sim, da diferença real e científica entre as duas cores. Resposta: cabelos mais escuros (marrom ou preto) contêm mais melanina. Louros naturais, pelo fato de conterem menos melanina, têm cabelos mais finos do que cabelos castanhos naturais, mas, em geral, têm mais desse pigmento por cm² no couro cabeludo.  

Isso explica porque transformar um cabelo louro em marrom pode ser relativamente fácil, enquanto do castanho ao louro é mais difícil para cores de cabelo muito escuras, pois é necessário remover o máximo de melanina possível antes de aplicar uma nova cor por cima. 

Como saber qual coloração de louro ou castanho combina mais consigo

Aqui está uma dica para saber qual tonalidade tem e qual coloração (louro vs. Castanho) combina consigo. 

 
Tem uma tonalidade quente se: a cor dourada combina consigo mais do que a prata, se as suas veias são esverdeadas e as cores laranja, amarelo e verde oliva caem bem em si. 
 
Tons quentes combinam com: cor de mel, louro dourado, castanho e castanho-avermelhado (tons de aspecto mais quente) 
 
Tem uma tonalidade fria se: combina mais com a cor prata; se suas veias são azuladas e se combina bem com azul, violeta e outros tons frios. 
 
Tons frios combinam com: louro acinzentado, marrom acinzentado, louro avermelhado e cabelo platinado (evite tons voltados para a cor amarela ou laranja). 

Se considera que pertence às duas categorias, significa que, provavelmente, tem tons de pele neutros ou intermediários. E isso é um bom sinal, pois pode arrasar tanto com cabelo castanho ou moreno, ou talvez até com vermelho, preto e cores cintilantes! 

Tanto para louro quanto para castanho: o ombré 

Ainda não está segura se quer ter cabelo louro ou castanho? Há diversos fatores a se considerar antes de tomar essa decisão. Então por que não optar por um look dois em um? O ombré é uma técnica de coloração de transição de um tom mais escuro a um tom mais claro (criando um efeito marrom-louro), o que significa que pode ter um cabelo tanto louro quanto castanho!  

Aproveite o melhor desses tons com a balayage

Se não é muito fã do louro e do castanho, uma boa alternativa é pedir ao seu colorista para usar em seu cabelo a técnica da balayage. Isso envolve uma técnica especial de aplicação de tons claros e escuros em partes estratégicas ao longo do cabelo: tons claros de louro onde o sol geralmente bate, e tons escuros para dar corpo e profundidade ao cabelo. 

Image credits: Getty Images - JGI/Jamie Grill

;