Menu Procurar

Como fazer crescer o cabelo: um guia para todas

O guia essencial para fazer crescer o cabelo de maneira saudável 

Quanto tempo o cabelo demora para crescer? Na maioria das pessoas, o cabelo cresce, aproximadamente, 1 cm por mês e permanece no couro cabeludo até sete anos, e passa por quatro fases diferentes antes de cair naturalmente. No entanto, tal fato não leva em conta a considerável quantidade de fios que são arrancados enquanto escova ou penteia o cabelo, ou os fios que se quebram antes de atingirem o seu comprimento máximo. Aqui está tudo o que precisa saber para fazer crescer o seu cabelo, ou até mesmo para torná-lo bem comprido.

Todas podem ter cabelo longo? 

Exceto por certas condições médicas, se está preparada para investir em tempo e esforço, não há razão para não poder ter madeixas mais longas. Posto isto, por que algumas pessoas não podem fazer crescer o cabelo? Existem 4 factores que podem impedir o crescimento do cabelo...

Envelhecimento: o processo de envelhecimento enfraquece gradualmente os nossos folículos capilares e pode, até mesmo, impedir totalmente o crescimento de novos fios. Esse factor torna mais difícil o crescimento saudável do cabelo. Massagear o couro cabeludo ao lavar os cabelos pode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo nessa região, o que promove o crescimento de novos fios.

Cabelo saudável: a qualidade do seu cabelo pode impactar no comprimento de cabelo que deseja ter. Quanto mais longo o cabelo, maior é o risco de ter o comprimento e as pontas mais finas. Comprimentos e pontas finas levam à quebra dos fios mais facilmente, e, consequentemente, demoram mais tempo para crescer. Além disso, as pontas ficam irregulares e propensas ao frizz, daí a importância de um cuidado capilar de qualidade para cabelos longos. 

Pentear em excesso: do mesmo modo, se o seu cabelo que passou por tratamentos agressivos (alisamento, progressiva, tranças, extensões, etc.), ele pode estar mais frágil e propício à quebra tanto no fio quanto na raiz. Se está a deixar crescer o cabelo, não o puxe ou penteie demais. Para cabelos danificados, visite o seu salão e peça por um tratamento reparador intensivo, tal como Powermix Force de L’Oréal Professionnel. 

Muitas de nós nascemos com o cabelo já frágil e fraco, o que talvez explique o porquê de algumas pessoas não poderem fazer crescer o cabelo, apesar dos esforços. Devido ao peso sobre os fios ao atingir certo comprimento, o cabelo pode quebrar naturalmente. Nesse caso, a solução para ter cabelos mais longos é aparar regularmente o seu cabelo a fim de trazer mais força à fibra capilar, e não tentar fazer crescer o cabelo rápido demais. Devagar se vai ao longe. 

Como o cabelo cresce? 

O cabelo cresce em três etapas de crescimento em seu ciclo de vida. 

O processo começa na fase Anagénea, na qual a papila capilar da raiz cresce por um período de 2 a 7 anos. Em seguida, temos a fase Catagénea, que dura entre 2 a 3 semanas. Nessa fase, o cabelo para de crescer. Por último, na fase Telogénea, um novo fio de cabelo começa a cresce no folículo, enquanto o cabelo antigo cai. 
Para fazer crescer o cabelo, o cabelo deve permanecer a crescer na fase Anagénea pelo maior tempo possível. 

Como fazer crescer o cabelo: top dicas 

“Por que o meu cabelo não cresce?” é uma das perguntas mais ouvidas nos salões. 
Muitas pessoas têm a impressão de ter um cabelo que não cresce de jeito nenhum, mas isso não é verdade. Desde que o folículos capilares ainda estejam activos, quase todas nós podemos fazer crescer o cabelo, mas a velocidade dos processo varia de pessoa para pessoa.  
Fazer crescer o cabelo de maneira saudável depende de vários factores, sendo que muitos podemos controlar, e outros não. Logo, se procura uma maneira de fazer crescer o cabelo, aqui estão as nossas top dicas que preparamos para si. A genética e o meio ambiente podem parecer estar muito além de nós, mas uma dieta e um estilo de vida saudáveis podem ajudar a manter uma boa saúde do ciclo de vida dos seus cabelos. Certos alimentos são conhecidos por estimularem o crescimento do cabelo, tais como ovos, frutas e vegetais verde-escuros. 
Para terminar, se recorrer a utensílios e acessórios que podem ser agressivos para o seu cabelo, use-os com moderação. 
Por exemplo, pode trocar os seus pentes por escovas de cerdas macias, ou usar prendedores feitos de tecido ao invés de elástico. 

Image credits: Getty Images - Stevica Mrdja - EyeEm

;